Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica Pastoral do Colégio Padre Júlio Maria, tem sua identidade marcada pela EDUCAÇÃO EVANGÉLICO-LIBERTADORA, caracterizada como dialógica, participativa, crítica, tendo como referência a proposta de Jesus Cristo como Educador, Mestre e Guia, a inspiração de Nossa Senhora, Padre Júlio Maria, Madre Beatriz e as primeiras Irmãs, que são o alicerce de nossa história.

O Colégio integra a Rede Sacramentina de Educação, que busca na sua prática educativa o humanismo solidário, baseado no "cuidado com a vida em todas as suas formas", a fim de conscientizar os educandos da necessidade de um "planeta habitável para a humanidade que nos sucederá".

 

Tudo isso requer uma escola que comporte o perfil contemporâneo de aprendizado por isso, a nossa Proposta Pedagógica Pastoral, construída coletivamente, revela a essência de nossas práticas educativas cotidianas: a formação integral de crianças e jovens para transformar o mundo, a  construção de uma identidade própria de nossos alunos, com atendimento às suas necessidades e características individuais, tendo por base a promoção de aprendizagens significativas, o desenvolvimento da criatividade, o acesso ao conhecimento, traduzido nos currículos.

Aparas de Lápis Foto

Desta forma, para realização da missão Sacramentina de Educação, o trabalho pedagógico é voltado para a educação solidária com qualidade, competência e responsabilidade social e ambiental, integrando excelência pedagógica e formação do cidadão, orientando todas as nossas atividades para a consolidação de uma comunidade educativa, em que a ação de professores e alunos vá além da sala de aula, envolvendo a comunidade escolar, incentivando ações participativas e transformadoras.

A Proposta Pedagógica Pastoral do CPJM, está embasada nos pilares da educação para este novo século (Jaques Delors), na Base Nacional Comum Curricular e nas metodologias do Bernoulli Sistema de Ensino, FTD/OPEE, Escola da Inteligência e Zoom Educação Tecnológica, que propõe a necessidade de trabalharmos valores e competências com o aluno, incentivando-o a aprender com a vida e durante toda a vida.