Ensino Médio

O Ensino Médio (1ª a 3ª série) é a etapa final da educação básica, onde busca a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação básica para o trabalho e a cidadania, para que o jovem possa continuar aprendendo, sendo flexível e capaz de se adaptar às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, que e lhes serão cobrados na vida adulta na qual eles estão prestes a ingressar

Tem o propósito de contribuir para preparar o aluno com excelência, comprometido com a formação plena, preparando-o intelectual e estruturalmente com princípios e valores sólidos, firmados na cosmovisão cristã para fazer suas escolhas, estabelecer projetos de vida, prosseguir nos estudos e encarar os desafios do mercado de trabalho com o compromisso de servir a Deus e a sociedade de maneira participativa e responsável.

Os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar com excelência os desafios dos vestibulares e da prova do Enem, assegurando-lhes as competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio.

A proposta visa o crescimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico a ser construído de acordo com a proposta da BNCC para o novo Ensino Médio, como diz o Parecer CNE/CP nº 11/200954.

"Estimular a construção de currículos flexíveis, que permitam itinerários formativos diversificados aos alunos e que melhor respondam à heterogeneidade e pluralidade de suas condições, interesses e aspirações, com previsão de espaços e tempos para utilização aberta e criativa."

9C1B1436.jpg

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio abre espaço para a formação de valores e protagonismo dos estudantes. Uma das principais novidades do Novo Ensino Médio é o currículo flexível. A ideia é que os alunos possam escolher a área de conhecimento,
de acordo com os seus interesses, para aprofundarem seus estudos, através da opção dos itinerários formativos.

• ​Protagonismo do aluno

• Formação Geral Básica

• Itinerários Formativos Acadêmicos

• Projeto de Vida

• Opção de Eletivas

• Abordagens pedagógicas mais práticas, mais interativas, inclusivas e diversificadas

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e aproxima os estudantes da escolha profissional. Sabemos que há um longo aprendizado nesse caminho, pois tudo que é inovador exige estudo, dedicação e perseverança, mas o Colégio Padre Júlio Maria está ao lado dos estudantes e das famílias nessa empreitada. O desafio é de todos nós.

Desde 2022 o Colégio Padre Júlio Maria oferta o Novo Ensino Médio com excelência pedagógica em todas as áreas do conhecimento. Estamos cumprindo nossa missão em preparar os jovens para que possam conquistar os seus projetos de vida.

PROJETOS DE VIDA, PARA A VIDA, COM A VIDA - OPEE
opee passaro.png

O Projeto de Vida é um componente curricular obrigatório que terá como objetivo promover o autoconhecimento, formando jovens autônomos, capazes de fazer escolhas responsáveis, traçar e executar planos relacionados ao futuro e desenvolver habilidades e competências socioemocionais a partir de seus desejos e potencialidades.