Ensino Fundamental - Anos Finais

O Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), atende crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais entre outros. Os estudantes recebem atenção pedagógica necessária para a fase de desenvolvimento em que se encontram. São apoiados pela proposta educativa na busca de apropriação do conhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades nos campos acadêmico, político, ético, estético, e tecnológico. 

Nesse período da vida escolar, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade dado o aumento dos atores envolvidos. É importante criar condições para que os alunos aprendam a estudar e sejam cada vez mais capazes de fazê-lo com autonomia, estabelecendo critérios para que o aluno organize criticamente seu pensamento e suas ações. 

Esse processo contribui para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, da formação afetiva e espiritual, do enriquecimento da imaginação por meio das artes e da literatura, da educação física e corporal, num compromisso com desenvolvimento integral dos adolescentes. 

O CPJM engaja a inteligência dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em operações e leituras de mundo marcadas por raciocínios mais complexos, capazes de abordar a realidade com rigor conceitual, mas também com criatividade, criticidade, capacidade propositiva e posicionamento pessoal cada vez mais fundamentado e mediado pela razão em favor da transformação por um mundo mais justo e solidário. 

Nossa proposta Educativa favorece, ainda, a participação e o protagonismo – inclusive como direito – no crescimento de responsabilidades pessoais e coletivas, educa para a cidadania e prepara gerações com maior consciência política e capacidade de controle e positiva intervenção social e ambiental. 

WhatsApp Image 2019-08-24 at 12.31.24 (2
PROGRAMA ZOOM – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Utiliza uma metodologia de experimentação e investigação, buscando promover o desenvolvimento  integral dos estudantes, em suas inteligências cognitiva, emocional e social.
PROJETOS DE VIDA, PARA A VIDA, COM A VIDA - OPEE 
opee passaro.png

A Metodologia OPEE foi idealizada pelo psicoterapeuta Léo Fraiman e é fruto de mais de 25 anos dedicados a auxiliar crianças e jovens a chegarem à melhor versão de si mesmos, construindo projetos de vida nobres e transformadores. 

 

A cada dia, o nosso mundo vem passando por intensas transformações. A realidade atual pede uma ação educativa mobilizadora, inspiradora, que auxilie o educando a viver em uma realidade complexa, interconectada, em um mundo cada vez mais desafiador, em que fronteiras, limites, verdades e referências são questionados a toda hora. 

 

Alinhada a grandes desafios globais das sociedades contemporâneas, a OPEE é comprometida em oferecer soluções focadas no autoconhecimento, no empreendedorismo, na educação financeira voltada ao consumo consciente, na inteligência emocional alinhada aos novos caminhos da neuroeducação e nos métodos de estudo para a disciplina necessária ao sucesso pessoal e coletivo. E, além disso, mantém o foco na escolha profissional, capaz de evitar a enorme evasão universitária e nos índices de descontentamento com o trabalho, na construção da empregabilidade de forma proativa e na aproximação de famílias e escola.

 

A Metodologia OPEE proporciona momentos em que os alunos conversam, pesquisam, jogam, debatem, se conhecem, descobrem novas realidades e oportunidades e formam suas percepções de mundo, aprimorando habilidades socioemocionais. Tudo isso para que saiam da escola com brilho nos olhos, peito aberto, mente aberta e coração pulsando mais forte, cheios de amor pela vida.

 

Os alunos são sensibilizados a se tornarem agentes transformadores, que pegam a vida nas mãos, pois entendem que a distância entre seus sonhos e suas conquistas depende das próprias atitudes.

ENSINO RELIGIOSO - FTD

Para assegurar a concretização das aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC para a área de Ensino Religioso, o colégio tem a parceria da FTD Educação utilizando o material didático da coleção Diálogo Inter-religioso nos segmentos Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, com uma aula semanal.

O objetivo é apresentar a riqueza e a pluralidade das diversas tradições religiosas, colaborando com a formação de cidadãos que respeitem e valorizem a diversidade cultural encontrada no nosso país e no mundo.

Assegura também um conteúdo que não privilegia especificamente uma religião, para que o aluno conheça a importância de diferentes expressões e fenômenos religiosos na história, na política, nos povos e nos costumes.

Textos informativos e literários, obras de artes e uma variada seleção de imagens que através de debates e reflexões favorecem a ampliação do repertório do estudante e a construção de uma cultura da paz, do encontro, da justiça e da solidariedade.