Ensino Fundamental - Anos Iniciais

O Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças que são peculiares nesta faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades.

 

O Ensino Fundamental Anos Iniciais traz mudanças no que se refere a rotina escolar e temos que realizar ações que visem a formação global do aluno.

Entendemos que formar o aluno globalmente seja desenvolver habilidades e competências que o tornem apto a participar de forma crítica, criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo extremamente atuante na construção do conhecimento.

 

Nesta fase ampliam-se as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos, científicos e as formas de representação de tempo e espaço. Os estudantes se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos os quais propiciam descobertas, desenvolvem observações, análises, argumentações e outros, como aponta o parecer CNE/CEB nº11/2010:

 

“(...)os conteúdos dos diversos componentes curriculares (...), ao descortinarem às crianças o conhecimento do mundo por meio de novos olhares,lhes oferecem oportunidades de exercitar a leitura e a escrita de um modo mais significativo.”

PROGRAMA ZOOM – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

 

A construção do conhecimento se dá independente da idade e, por isso, nós: escola, pais e educadores estamos unindo propondo atividades que fortaleça os vínculos com nossas crianças, ampliando seus conhecimentos e desenvolvendo sua compreensão de um mundo cada vez mais tecnológico e plural.

 

Com a metodologia do “aprender fazendo” os alunos são colocados como protagonistas de seu próprio aprendizado, questionando, experimentando e descobrindo como funciona o universo a sua volta.

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Corujao mascote.png
passarinho.png
formiga.png
A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, é um método de ensino para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.
 
Inseridos nesse programa, os alunos do Colégio Padre Júlio Maria poderão desenvolver as habilidades fundamentais para um novo mundo em constante transformação. Eles são motivados a aprenderem a gerenciar seus pensamentos e proteger suas emoções para se tornarem mais criativos, emocionalmente inteligentes e protagonistas de suas próprias histórias. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares - são beneficiados com mais qualidade de vida e bem estar psíquico.
A EI e o CPJM preparam seu filho para os desafios do presente e do amanhã potencializando a aprendizagem de forma significativa e prazerosa.