• Foto do escritorCPJM

Torneio de Robótica

Alunos do Colégio Padre Júlio Maria vencem Torneio Nacional de Robótica.

Equipe Brainstorming participa da final nacional do Torneio Brasil de Robótica <3

Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2019, a equipe Brainstorming, formada por alunos do 7ºano do Ensino Fundamental do Colégio Padre Júlio Maria, participou da final nacional do Torneio Brasil de Robótica, realizado no Centro Universitário EINAC na cidade de Guarulhos. Com 90 equipes do ensino fundamental ao ensino superior, o torneio reuniu cerca de 1000 estudantes e dezenas de instituições de ensino do país.

Depois de se destacarem no torneio interno do colégio e da vitória na etapa regional do sul de Minas, realizada em Itajubá, no mês de outubro de 2019, a Brainstorming partiu confiante para Guarulhos. A confiança foi justificada: competindo contra mais de uma dezena de equipes de todo o Brasil, a equipe de Boa Esperança se sagrou campeã em uma categoria específica, a mesa de desafios práticos, e foi também campeã geral na categoria Middle 1 (com alunos até o 7º ano).

Formada pelas alunas Giovana Mendes, Karina Marzano, Lavínia Figueiredo e Nathália França, a equipe de nossa cidade se destacou, sendo a única equipe de todo o torneio a ser receber dois troféus. Importante lembrar também dos alunos Ana Alice Peloso e Bruno Otávio Silva, que não puderam ir até Guarulhos, mas participaram de todo o desenvolvimento da equipe e das etapas local e regional.

Com o objetivo de conscientizar e propor alternativas ao problema da escassez global da água apropriada para o consumo humano, a dinâmica do torneio, que tinha como tema “Água para o desenvolvimento sustentável”, envolvia o desenvolvimento de uma pesquisa científica e a sugestão de soluções para problemas relacionados ao tema e a fabricação de um robô, com peças Lego, para o cumprimento de missões pré-definidas na mesa de desafios práticos.

Durante o torneio, os alunos da nossa cidade se destacaram, principalmente, na mesa de desafios práticas, onde venceram por uma margem próxima a 70 pontos (221 x 156 do segundo colocado). A pesquisa, com o título “O reuso das águas cinza: um estudo de caso e possibilidades no restaurante Senzala de Pedra”, também foi bastante elogiada pelos jurados do evento, pela sua proposta inovadora de integrar um sistema de filtragem e reaproveitamento da água que passa pela pia da cozinha do restaurante a um projeto paisagístico de jardins filtrantes, utilizando as propriedades naturais de plantas específicas para finalizar o processo de filtragem e limpeza da água.

Para o desenvolvimento dessas atividades, além do incondicional apoio e confiança das famílias, os alunos contaram com a participação de toda a equipe do Colégio Padre Júlio Maria, em especial dos professores que participaram como técnicos, mentores e orientadores dos estudantes: César Alencar de Souza, Erlei Ávila, Francielle Silva, Gabriel Rabello, Tércio Veloso e Tiago Augusto de Figueiredo. Parceria entre Lego Education, Zoom Educação e o Colégio Padre Júlio Maria, o primeiro ano das atividades de robótica já rendeu importantes frutos para o colégio e orgulho para a cidade de Boa Esperança.

Estamos todos super felizes por nosso alunos! E você amou? :)