Ensino Médio

O Ensino Médio (1ª a 3ª série) é a etapa final da educação básica, onde busca a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, a preparação básica para o trabalho e a cidadania, para que o jovem possa continuar aprendendo, sendo flexível e capaz de se adaptar às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, que e lhes serão cobrados na vida adulta na qual eles estão prestes a ingressar

Tem o propósito de contribuir para preparar o aluno com excelência, comprometido com a formação plena, preparando-o intelectual e estruturalmente com princípios e valores sólidos, firmados na cosmovisão cristã para fazer suas escolhas, estabelecer projetos de vida, prosseguir nos estudos e encarar os desafios do mercado de trabalho com o compromisso de servir a Deus e a sociedade de maneira participativa e responsável.

Os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar com excelência os desafios dos vestibulares e da prova do Enem, assegurando-lhes as competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio.

A proposta visa o crescimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico a ser construído de acordo com a proposta da BNCC para o novo Ensino Médio, como diz o Parecer CNE/CP nº 11/200954.

"Estimular a construção de currículos flexíveis, que permitam itinerários formativos diversificados aos alunos e que melhor respondam à heterogeneidade e pluralidade de suas condições, interesses e aspirações, com previsão de espaços e tempos para utilização aberta e criativa."

9C1B1436.jpg
PROJETOS DE VIDA, PARA A VIDA, COM A VIDA - OPEE
opee passaro.png

A Metodologia OPEE foi idealizada pelo psicoterapeuta Léo Fraiman e é fruto de mais de 25 anos dedicados a auxiliar crianças e jovens a chegarem à melhor versão de si mesmos, construindo projetos de vida nobres e transformadores.

A cada dia, o nosso mundo vem passando por intensas transformações. A realidade atual pede uma ação educativa mobilizadora, inspiradora, que auxilie o educando a viver em uma realidade complexa, interconectada, em um mundo cada vez mais desafiador, em que fronteiras, limites, verdades e referências são questionados a toda hora.

Alinhada a grandes desafios globais das sociedades contemporâneas, a OPEE é comprometida em oferecer soluções focadas no autoconhecimento, no empreendedorismo, na educação financeira voltada ao consumo consciente, na inteligência emocional alinhada aos novos caminhos da neuroeducação e nos métodos de estudo para a disciplina necessária ao sucesso pessoal e coletivo. E, além disso, mantém o foco na escolha profissional, capaz de evitar a enorme evasão universitária e nos índices de descontentamento com o trabalho, na construção da empregabilidade de forma proativa e na aproximação de famílias e escola.

A Metodologia OPEE proporciona momentos em que os alunos conversam, pesquisam, jogam, debatem, se conhecem, descobrem novas realidades e oportunidades e formam suas percepções de mundo, aprimorando habilidades socioemocionais. Tudo isso para que saiam da escola com brilho nos olhos, peito aberto, mente aberta e coração pulsando mais forte, cheios de amor pela vida.

Os alunos são sensibilizados a se tornarem agentes transformadores, que pegam a vida nas mãos, pois entendem que a distância entre seus sonhos e suas conquistas depende das próprias atitudes.