• CPJM

Diário de bordo 9º Ano PJ e MB


Aula remota de geografia construção do diário de bordo Professor(a): William Figueiredo Alves Turmas : 9º Ano MB e PJ Conteúdo: Volume 2 - Europa: regionalização e aspectos físicos.

Habilidades: • Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia. (BNCC – EF09GE07) Identificar e comparar diferentes domínios morfo climáticos da Europa, da Ásia e da Oceania(BNCC – EF09GE16)


Rota Expresso Oriente.

Imagine uma viagem a bordo do Expresso oriente, saindo de Istambul na Turquia com destino a Paris.Quais paisagens você irá visualizar da janela no assento do seu vagão? Construa um diário de bordo, e Descreva com detalhes os climas e tipos de vegetação que apareceriam em sua viagem.

Aluno( a): Laura Aguiar Figueiredo

Turma: 9ºPJ

Quem não gosta de viajar?

Em minha viagem de fim de ano com meus colegas de turma, comemorando nossa formatura, fomos para a Europa, nosso roteiro começa em Istambul, com destino a Paris.


Estamos ansiosos e animados para conhecer os países e é claro que não poderia deixar de registrar essa viagem aqui no meu diário de bordo e compartilhar as dicas com vocês.


Saímos de Istambul, maior cidade da Turquia, onde o clima é mediterrâneo e vegetação mediterrânea com troncos largos e poucas folhas permitindo que a planta resista ao longo período de estiagem, um exemplo típico são os maquis e garrigues. Passamos por Bucareste Budapeste de clima temperado e vegetação temperada, existindo desde de coníferas a arbustos e plantas herbáceas(rasteira).O carvalho, a cerejeira, o pinheiro, o cedro e a nogueira são as espécies típicas dessa região


Dando continuidade a nossa viagem, passamos por Viena(Áustria) e Munique(Alemanha) que cidades bonitas, com seu clima continental úmido e vegetação de montanha, como os Alpes.


Continuando a nossa aventura, fomos para Estrasburgo uma charmosa cidade localizada na divisa com a França e com a Alemanha, com clima temperado oceânico e com vegetação de Floresta Temperada.


Finalmente, chegamos ao nosso destino Paris(França)conhecida como a cidade da luz e em uma das épocas mais bonitas da cidade, os telhados se cobrem de neve e o clima natalino deixa a paisagem mais aconchegante. Aproveitamos para conhecer as principais atrações turísticas da cidade, a Torre Eiffel, Museu do Louvre, pistas de patinação de gelo, a Catedral de Notre-Dame, entre outras.


Ficamos encantados com os lugares que passamos, adoramos a oportunidade de conhecer culturas diferentes e amamos descobrir novas curiosidades.

Aluno(a): Táviny Silva Barbosa

Turma: 9ºMB

DIÁRIO DE BORDO


Estou vivendo em Istambul faz alguns anos e notei certamente a maioria das características deste local. O verão aqui é longo, quente e úmido, sendo os invernos frios, chuvosos e eventualmente há neve (que dependendo podem ser em grandes quantias, apesar de não durar tantos dias). Pude notar que ocorre uma modificação do clima Úmido Subtropical e Mediterrâneo, sendo a vegetação parte do Mediterrâneo.


Hoje é um dia muito esperado, finalmente poderei me reencontrar com os meus familiares em Paris. O trem sairá em algumas horas e tenho que arrumar algumas coisas, espero não me atrasar (como faço de costume).


Já no vagão, pude observar através da janela o primeiro local com o seu clima continental, possuindo altas variações de temperatura, rodeada por montanhas em todas direções, com certeza era a incrível Sófia. Após instantes percebi que me encontrava em Belgrado que apresentava o clima continental temperado. Vagava o trem calmamente, só ouvia os barulhos causado pela sua locomoção nos trilhos e a única coisa que me interessava era contemplar a paisagem e esperar ansiosamente para o encontro com a minha família.


Afinal, cheguei em Veneza o clima ainda é o continental, onde há verões quentes e invernos rigorosos a paisagem simplesmente estonteante, sendo um colírio para os olhos. Ah! Milão com o seu clima subtropical úmido, sendo as quatro estações bem definidas e é aqui que se encontra uma das maiores Catedrais do mundo. Finalmente, estou em Lausanne, que também possui as quatro estações bem definidas, no qual no inverno a temperatura pode chegar a 0°C.


Bom, cheguei na tão encantadora Paris que apresenta verões frios e invernos amenos, chuvas frequentes e, todavia, a relação que o continental faz ocasiona na costa, chuvas mais fracas, independente da temperatura, onde conclui-se o Clima Temperado Oceânico. Nunca me esqueci da vegetação maravilhosa que Paris possui, onde a grande parte são florestas coníferas e nos Alpes, em muitas regiões, são apresentados liquens e musgos.


Diário, tenho que ir, pois estou muito cansada e tenho de aproveitar esse momento com as pessoas que eu realmente amo. Até breve! Diário de Bordo

Nome: Vitória Cristina Pereira Mota

Turma : 9ºMB

Istambul, Turquia – 23/05, 8h


Aqui estou eu, dentro de um vagão de trem com destino à Paris, capital da França, na Europa Ocidental. Aqui mesmo me despeço do clima quente e seco Turco e de suas características arbustivas, e parto em direção ao próximo destino.


Passando em Sofia, no território da Bulgária, podemos observar suas planícies e colinas através da janela do trem, sendo aqui, uma região quente e seca devido ao seu clima temperado.


Após algumas horas, nos encontramos em Belgrado, norte da Sérvia, sendo bem vista pelas suas planícies, apresentando desde as coníferas a árvores com folhas largas caducas. Aqui na Sérvia se encontra o clima Temperado Continental, tendo seus invernos rigorosos e longos, e seus verões quentes.


E então, estamos sobre solo italiano, passando por Veneza e chegando à Milão, no norte da Itália. Destaca-se o clima Continental, com verões quentes e invernos rigorosos, e sua vegetação demonstrada pelas Florestas Temperadas, como é caso das árvores de folhas caducas.


Portanto, chegamos à Lausanne, na Suíça, sendo então nosso último ponto até o destino final. Em território suíço, observamos seu Clima Temperado e com frios rigorosos, sendo importante sempre estar agasalhada. A maior parte de sua vegetação é rasteira, ficando entre as pastagens e prados.


Bom, após quase 48 horas de viagem de trem atravessando pelo Expresso Oriente Simplon, chegamos em Paris, marcado pelo seu clima Temperado, tendo seus verões quentes e invernos suaves, tendo seu centro com altitudes moderadas e rodeada de colinas, com sua floresta temperada.



440 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo